A juventude e a dança sacra
 
A juventude e a dança sacra

03.Ago

A dança é um fenômeno universal. Acompanha os grandes momentos da vida, especialmente de festas. Em quase todas as cultuas, a dança serve ou serviu também para expressar a dimensão religiosa do ser humano.


Dessa forma, a dança também faz parte da herança cultural de Israel, onde expressa o louvor e a alegria diante do Senhor. Assim a profetiza Maria com as outras  mulheres, depois da travessia do Mar Vermelho (Ex 15,20) ou Davi e toda a casa de Israel enquanto a arca do Senhor é conduzida a Jerusalém (2 Sm 6,1-20). Alguns salmos convidam a louvar a Deus com danças: “Louvem seu nome com danças, toquem para ele cítara e tambor (Sl 149,3).


A dança é uma ponta de lança na evangelização, penetra os corações mais endurecidos. Não são apenas emoções que a dança sacra produz, mas também o poder de Deus, a presença do Espírito Santo.


O jovem tem uma marca: a marca de uma pertença em verdadeira justiça e santidade, assim o mundo precisa de um exército de jovens santificados, que não se contentam mais com coisas pequenas, pois quem pensa pequeno realiza pequeno. Os jovens são chamados a um projeto muito grande, a ideais seguros e nobres, encarnados na Divina pessoa de Cristo.


Portanto, que possamos contribuir com a propagação da Palavra de Deus com movimentos e coreografias que vão ajudar na construção do Reino do Senhor, poder dar ao mundo o que o próprio Pai germinou em nosso interior.


 


Autora


Janaína Grazyelly Ramos Souza Pinheiro

 
 
Cadastre seu e-mail e receba mais materias como está
 
 
Ingressos: Cúria Diocesana de Joinville, Rua Jaguaruna, 147, 89201-450, Centro, Joinville/SC l (047) 9630-1746
 
Copyright © 2017 Festival de Dança Sacra. Todos os direitos reservados.