Corpo e mente: dupla perfeita para a coreografia!
 
Corpo e mente: dupla perfeita para a coreografia!

17.Jul

As apresentações de dança são vistas como forma de apresentar algo a alguém, de forma a surpreender o público que assiste a apresentação. É um movimento que parte da dança em direção a um público-alvo. Mas e o autor dos passos realizados, o dançarino, o que ganha com tudo isso?


A dança é uma forma de expressão de sentimentos. Para quem assiste e para quem realiza. Através de uma coreografia é possível “entregar mensagens” ao público que muitas vezes é tocado e emocionado com o conteúdo apresentado. Quando se realiza os movimentos de dança, ocorre a liberação de endorfina, hormônio produzido pelo cérebro que ajuda a relaxar e produz a sensação de bem estar e prazer. Ela é considerada um analgésico natural, reduzindo o stress e a ansiedade, aliviando as tensões.


Para realizar os movimentos é preciso ter consciência de si, isto é, conhecer o próprio corpo, suas limitações e possibilidades. É preciso compreender que corpo e mente são um só, estando interligados e portanto, um influencia o outro. Neste sentido, há um aspecto muito importante no que se refere ao desenvolvimento pessoal:  a dança eleva a autoestima e a auto confiança. Cada vez que se domina um passo da dança, se experimenta um ganho de confiança, além de uma possível elevação de humor. Esse aumento de confiança e autoestima reflete em todos os aspectos da vida. Perceber do que somos capazes recarrega as energias para a construção do novo, além de modificar o olhar que temos por nós mesmos, aprimorando nossa relação de satisfação consigo.


Além disso, dançar possibilita integrar-se com o ambiente e com as pessoas que também estão dançando, então para muitos este é um momento de se entregar, de deixar a timidez de lado e ser o que se deseja ser naquele momento. É hora de se soltar, de acompanhar o outro e de se integrar com os movimentos.


Mas, o que é dançar? É preciso ter uma técnica muito aguçada para ser considerado dançarino?


Não! O que é dança para você? Quais os movimentos que você consegue realizar? O que importa é o que isso significa para você e de que forma isso modifica a sua vida. Muitas vezes não nos damos conta, mas o nosso próprio caminhar se caracteriza como um movimento. Aliás, você já é coreografo de uma linda coreografia, a sua vida! Isso mesmo, assim como na coreografia os passos vão sendo construídos aos poucos com diversas influências, a nossa história também é assim. Viva, dance e seja feliz!


 


Autora,


Gabriela Coelho

 
 
Cadastre seu e-mail e receba mais materias como está
 
 
Ingressos: Cúria Diocesana de Joinville, Rua Jaguaruna, 147, 89201-450, Centro, Joinville/SC l (047) 9630-1746
 
Copyright © 2017 Festival de Dança Sacra. Todos os direitos reservados.