Evangelizar pela arte
 
Evangelizar pela arte

21.Mai

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Mc 16,15. Não há limites para este chamado. Jesus simplesmente o lança, sabendo que o Espírito Santo suscita, para cada época, os dons necessários para sua concretização. Este chamado é para cada um de nós. E que tarefa sublime o Senhor nos confia! Como artistas, recebemos de Deus uma graça muito especial de transmitir a beleza, de encantar e atrair muitos corações para Ele! Não somente por meio de palavras o Evangelho pode ser anunciado, mas também na beleza expressa a partir da arte.


Quando comecei a dançar, tinha apenas sete anos de idade. Gostava muito da dança e esta foi minha motivação. Aos vinte anos, me formei como bailarina profissional e impulsionada por uma mistura de coragem e desejo de realização, deixei o Brasil para trabalhar em uma companhia na Polônia. Como profissional da dança, buscava levar às pessoas entretenimento, emoção, beleza, alegria. Inúmeras eram as “coisas de Deus” transmitidas em meu dançar. Quantos aplausos e flores recebidas, elogios e comentários positivos, mas em meio a tudo isso, a alma encontrava-se vazia e desejava ardentemente encontrar um sentido para o seu dançar.


Foi neste momento, ao vir de férias para o Brasil, que fiz meu encontro com Jesus na Comunidade Católica Arca da Aliança, da qual hoje faço parte, como missionária consagrada. Em Jesus, pude encontrar o verdadeiro sentido para minha dança: não estava Ele nas “coisas de Deus”, mas sim no próprio Deus. Não era a minha beleza que deveria ser vista, mas a beleza de Deus. Não o meu rosto, mas o rosto de Deus. Descobri que, ao dançar, dava uma resposta ao chamado de evangelizar.


Para transmitir a presença de Deus em nossa arte, precisamos ser seus amigos! Trilhar um caminho de profunda intimidade com Ele por meio da oração, da Palavra e da Eucaristia. Nossa dança, quando voltada para Ele, pode se tornar a mais bela oração, a mais bela homenagem. Permitamos que Ele nos conquiste e preencha nosso dançar de verdadeiro sentido, pois não há maior alegria que ouvir “Eu senti Deus na sua dança”.


 


Denise Hoefle


Missionária Consagrada Arca da Aliança


 



 
 
Cadastre seu e-mail e receba mais materias como está
 
 
Ingressos: Cúria Diocesana de Joinville, Rua Jaguaruna, 147, 89201-450, Centro, Joinville/SC l (047) 9630-1746
 
Copyright © 2017 Festival de Dança Sacra. Todos os direitos reservados.