O Festival aproxima a família de Deus
 
O Festival  aproxima a família de Deus

27.Jun

O Festival de Dança Sacra oferece lazer, entretenimento, convivência comunitária e espiritualidade às famílias joinvilenses. Um evento criado por jovens, que neste ano celebra a maioridade, 18 anos de evangelização através da arte. O festival conta com a participação de famílias voluntárias que percebem na arte uma ferramenta de evangelização, inclusão social, levando as pessoas ao grande encontro com o maior de todos os artistas.


Para os dançarinos, o Festival é uma forma de celebrar os trabalhos desenvolvidos durante o ano nas comunidades. Também é a realização de um sonho, convivência e louvor, onde não se leva em conta o perfil de bailarino, mas a alma de quem dança e toda dedicação dos mesmos que superam seus limites, ensaiando incansavelmente para aprender as coreografias.


Em alguns Ministérios de dança, a família inteira se envolve nos trabalhos, ajudam na montagem de cenários, figurinos, maquiagem, cabelo, marcam presença na torcida. Ainda sobra tempo para a confraternização com um lanchinho básico. Se concretizando assim, a vida comunitária.


A igreja abre as portas para o novo e belo, proporcionando aos filhos e filhas que sejam tocados pela unção do Espírito Santo, buscando novos meios para evangelizar segundo a Carta aos Artistas de São João Paulo II ”Na Igreja, ressoa muitas vezes esta invocação ao Espírito Santo: Veni, Creator Spiritus.., « Vinde, Espírito Criador, as nossas mentes visitai, enchei da vossa graça os corações que criastes ».


Dando continuidade a este legado, o Papa Francisco escreve na carta aos jovens: “Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores.” 


Nossos Pastores sempre incentivando os jovens a se aprofundar na fé, valorizando a família, a natureza e a preservação da vida na beleza que salva e estimula a humanidade na busca para estar cada dia mais perto do Pai. Todo artista precisa estar em comunhão com o Espírito Santo, ser sensível para entender seus anseios e perceber nas pequenas coisas a grandiosidade de estar em Deus.


Desde o ano de 2000, fomos cativados pelo carisma da Dança sacra, onde contemplamos Deus de uma forma tão intensa que cada um foi se envolvendo com este evento, buscando uma forma de participar e trazer outros para estarem conosco.


No inicio não sabíamos ao certo o que era este chamado, mas na medida que os anos se passaram, entendemos que era missão e que mais pessoas se interessavam em estar perto de Deus através da dança.


As inspirações vinham através das orações e na medida em que íamos nos entregando a ação do Espírito Santo, as ideias, iam clareando e sendo colocadas em prática nas coreografias. Na busca por conhecimento, devido não ter formação na aérea da dança, Deus sempre nos surpreendia enviando pessoas capacitadas para nos ajudar. 


O envolvimento de toda a família com este trabalho se deu com o tempo, conforme as crianças foram crescendo. Hoje já estão moças e cada dia mais envolvidas. Quando vejo minhas três filhas, esposo, genro agora neta todos envolvidos com o Festival e evangelização através da Dança Sacra, percebo como Deus tem sustentado nossa família por meio da arte. O quanto a sabedoria de Deus nos envolve naquilo que amamos fazer para estar perto dele.


O quanto fomos agraciados eu e meu esposo, ao ver nossa família servindo a Deus com amor naquilo que Ele mesmo nos escolheu para fazer parte. Nossa família é prova de que o Festival nos leva ao encontro profundo com Deus.


Com as sábias palavras do mestre São João Paulo II, agradeço a Deus por todo ser que respira, deixando-se guiar pela arte de fazer novos discípulos, embelezando este mundo com sua alma de artista.


“Ao Espírito Santo, « o Sopro » (ruah), acena já o livro do Génesis: « A terra era informe e vazia. As trevas cobriam o abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas » (1,2). Existe grande afinidade lexical entre « sopro — expiração » e « inspiração ». O Espírito é o misterioso artista do universo. Na perspectiva do terceiro milênio, faço votos de que todos os artistas possam receber em abundância o dom daquelas inspirações criativas donde tem início toda a autêntica obra de arte.” São João Paulo II.


 


São João Paulo II. Rogai por nós!


 


Leoni Nascimento


Coordenadora Estrutural do Festival

 
 
Cadastre seu e-mail e receba mais materias como está
 
 
Ingressos: Cúria Diocesana de Joinville, Rua Jaguaruna, 147, 89201-450, Centro, Joinville/SC l (047) 9630-1746
 
Copyright © 2017 Festival de Dança Sacra. Todos os direitos reservados.